AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro

Entenda a diferença entre vidro temperado e vidro laminado


Tanto o vidro temperado quanto o laminado são conhecidos pela sua resistência e propriedades de segurança, porém os dois possuem propriedades diferentes e têm processos de fabricação distintos. Normas como a ABNT NBR 7199 estabelecem especificamente quais são as aplicações para os dois tipos de vidro dentro da construção civil. Entenda quais são as principais diferenças entre eles:

Vidro Temperado

O vidro temperado é fabricado a partir do aquecimento das chapas de vidro comum em mais de 600 °C nos fornos de têmpera, seguido pelo resfriamento controlado feito pelos sopradores de ar. Com o resfriamento abrupto ocorre o rearranjo molecular, característica que confere cerca de 5 vezes mais resistência ao vidro temperado quando comparado ao vidro comum.

Devido ao seu processo de fabricação, o vidro temperado se estilhaça em pequenos fragmentos sem bordas afiadas em caso de quebra, sendo esse o principal motivo pelo qual é considerado um vidro de segurança. Após a têmpera, o vidro também suporta maiores mudanças de temperatura, por isso, é comumente utilizado em boxes de banheiro, janelas, portas e divisórias.

Vidro laminado

A fabricação do vidro laminado consiste na união de duas ou mais chapas de vidro por calor e pressão, intercaladas por uma película feita de materiais como PVB (polivinil butiral) ou resina. Essa película desempenha o papel de manter os cacos de vidro retidos na peça, diminuindo muito o risco de acidentes e ferimentos causados pela quebra do mesmo. Além da segurança, o vidro laminado também é muito eficiente para maior conforto térmico e acústico devido às propriedades de isolamento do ambiente exterior.

O vidro laminado também pode ser feito com chapas de vidro temperado, dessa forma, são agregadas as propriedades dos dois tipos de vidro, garantindo ainda mais a segurança da instalação, mas atenção: após a têmpera, não é mais possível fazer cortes ou furos no vidro. O uso do vidro laminado é indicado para guarda-corpos, fachadas, coberturas, clarabóias, para-brisas, vitrines, portas, janelas e divisórias.

Qual dos tipos de vidro é mais caro, temperado ou laminado?

Em geral, o vidro laminado possui o valor mais alto do que o vidro temperado, devido ao processo de fabricação e à versatilidade em instalações de qualquer porte, mas isso pode variar conforme a região. 

Leia também:

Você já conhecia esses dois tipos de vidro e suas diferenças? A Agmaq é uma empresa especializada na fabricação de máquinas para vidros e possui em seu catálogo o sistema de maquinário responsável pela produção do vidro laminado, confira!

 


Newsletter

Cadastre-se e receba promoções no seu E-mail!