AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro

O que são e quais as aplicações do vidro de segurança


De acordo com as normas técnicas do setor vidreiro, são considerados vidros de segurança os vidros temperado, laminado e aramado.

Além de serem mais resistentes mecanicamente, mesmo em sua quebra estes tipos de vidro evitam acidentes por não partirem em pedaços cortantes. 

Os vidros de segurança podem ser aplicados em portas, janelas, boxes, coberturas, entre outras diversas instalações, mas cada um deles têm indicações apropriadas.

A seguir, vamos explicar sobre o processo de fabricação de cada um desses vidros, porque são considerados vidros de segurança e quais suas principais aplicações.

 

Vidro temperado

Para formar o vidro temperado, o vidro float é aquecido a cerca de 600 oC e, em seguida, resfriado. Este choque térmico altera as propriedades do material, que adquire maior resistência contra impactos mecânicos e contrastes de temperatura. 

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o comum. Porém, é considerado um vidro de segurança porque neste processo ganha uma outra característica: ao quebrar, fragmenta-se em pedaços de vidro não pontiagudos, com pontas arredondadas e não cortantes.  

É indicado para instalações que necessitam de mais segurança, sendo utilizado em portas, janelas, divisórias, boxes de vidro, móveis, portas de armário, prateleiras, entre outras aplicações. 

Após temperado, o vidro não pode mais ser furado, cortado ou polido. A norma que trata deste tipo de vidro é a ABNT NBR 14.698 – Vidro Temperado.

 

Vidro laminado

É formado por duas chapas de vidro, intercaladas por uma película, geralmente PVB ou EVA, que confere ainda mais resistência. 

Em casos de quebra, os cacos ficam retidos nesse interlayer, evitando cortes e acidentes mais graves, pois o vão não se abre, garantindo a segurança dos usuários, especialmente em instalações em altura. 

O vidro laminado é recomendado pelas normas técnicas para a instalação de coberturas, guarda-corpos e envidraçamento de sacada.

Pisos e escadas, por serem estruturais na construção, demandam mais resistência. Por isso, neste caso, são utilizados vidros laminados feitos com mais de duas chapas de vidro. A norma do vidro laminado é a ABNT NBR 14.697.

 

Vidro aramado

O aramado é um vidro impresso translúcido que possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa, que segura os estilhaços de vidro em caso de quebra, característica que o faz ser considerado um vidro de segurança.

Essa rede metálica, além de tornar o vidro mais resistente e reter cacos provenientes de uma possível quebra, também preserva o vão, que se mantém protegido. 

Como outros vidros impressos, proporciona ainda maior privacidade e controle da iluminação em função de sua opacidade.

O vidro aramado pode ser aplicado em guarda-corpos, fachadas, coberturas, clarabóias, móveis de vidro, entre outras instalações que necessitam de vidros de segurança.


Newsletter

Cadastre-se e receba promoções no seu E-mail!