AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro

Como higienizar o vidro corretamente


Manter os vidros limpos e bem cuidados pode aumentar a durabilidade do material e das ferragens presentes na instalação, além de mantê-la com melhor aspecto visual. A limpeza deve ser feita corretamente e com os produtos certos para não riscar os vidros ou afetar suas propriedades especiais. Confira a seguir como executar essa tarefa:

Quais produtos utilizar?

O ideal é utilizar somente sabão ou detergente neutro e água, já que além de removerem a sujeira, não mancham os vidros. 

Em alguns casos, podem ser utilizados alguns produtos de limpeza, desde que não possuam componentes abrasivos, pois estes podem causar corrosão nos vidros e acessórios.

Para uma limpeza eficaz, o ideal é utilizar duas flanelas secas e livre de fiapos: uma para retirar a sujeira e os resíduos após borrifar a água e o sabão, e outra para secar o vidro logo em seguida. Uma secagem rápida e eficiente garantirá um visual perfeito para a instalação.

Com que frequência devo higienizar os vidros?

Isso dependerá da localização da obra: quanto mais exposta aos fatores externos, maior será a frequência de limpeza. Se a instalação está localizada em um local com um volume grande de automóveis, provavelmente a poluição fará com que o vidro fique impregnado de fuligem oriunda da fumaça emitida pelos automóveis, o que pode fazer com que seja necessário fazer a limpeza mensalmente.

Outros fatores como a maresia ou excesso de chuva podem fazer com que se forme limo ou manchas oriundas do alto teor de minerais (como cálcio e magnésio), que também podem influenciar na frequência da limpeza do vidro. 

Em ambientes menos expostos, o recomendável é que a limpeza de sacadas de vidro seja feita no mínimo a cada 12 meses em zona urbana ou rural, e no mínimo a cada 6 meses em zona marítima ou industrial.

Atenção aos acessórios

Assim como os vidros, os acessórios utilizados em conjunto com o material - como ferragens e esquadrias - também precisam ser higienizados com cuidado, já que eles desempenham um papel essencial na qualidade da obra e também podem afetar a estética do local. Assim como no caso dos vidros, devem ser utilizados produtos que não sejam abrasivos, ideais para o tipo de material que eles são feitos.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de acompanhar o blog para ter acesso a mais conteúdos relacionados à indústria de vidros!

Leia também:

Equipamentos AGMAQ

A Agmaq é uma das empresas mais presentes na América Latina na fabricação de máquinas para vidros e soluções para o segmento vidreiro desde 1988. Consolidada no mercado pela excelência dos serviços e produtos oferecidos, a empresa tem como prioridade a  confiança e satisfação total de seus clientes. Clique aqui para ter acesso ao catálogo de produtos.

 

Foto de destaque: pingpao / Adobe Stock

 

 


Newsletter

Cadastre-se e receba promoções no seu E-mail!