Produtos
Atendimento
WhatsApp: (16) 3626-7766
Telefone: (16) 3626-7766
E-mail: vendas02@agmaq.com.br
Seg à Sex das 8 às 18
© Copyright AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por OC Publicidade
Você sabe quais as tendências do vidro na construção civil? Vamos descobrir no decorrer desse artigo as principais tendências das aplicações do vidro para este mercado e suas demandas.
Os vidros são materiais incrivelmente versáteis, 100% reciclável que ganhou espaço pelas suas inúmeras possibilidades de aplicações bem diversificadas em projetos arquitetônicos e de construção civil. Além de um material que proporciona um ambiente elegante, oferece conforto ao ambiente com sua capacidade energética, por exemplo.
As capacidades mutáveis do vidro aparentemente mantêm uma forte tendência e vamos entender mais adiante.
As tendências tecnológicas
Utilizados desde a antiguidade, não apenas com a finalidade estética, mas também com o intuito de proporcionar a exposição à luz solar para as plantas nas estufas. Além disso, segundo o presidente da associação brasileira de vidro, o material também passou a ser utilizado para acesso à exposição solar dentro dos ambientes em meados de 1950 como forma de combate à tuberculose, que assombrava aquele século.
O vidro era aplicado em novas construções proporcionando a entrada da luz solar e exposição das pessoas em combate à doença.
Após 1950 os vidros foram trabalhados para perderem inconformidades como ondulações, a partir daí nasceu o vidro float.
No Brasil há o costume de utilizar o vidro no fechamento de varandas tornando-o em um espaço gourmet, no entanto o ambiente ao invés de ser um espaço agradável e aconchegante acaba se tornando justamente o contrário. Isso ocorre quando há uma forte exposição solar no ambiente, aumentando significamente a temperatura no local. Isso ocorre quando o vidro aplicado não é o de controle solar, que é o mais indicado para ambientes de cunho social.
Devido ao avanço tecnológico é possível escolher o vidro correto para cada tipo de ambiente e finalidades diferentes. As chapas de vidro podem ser laminadas, temperadas, laminadas-temperadas, de controle acústico, de controle solar, bloqueador de fogo, lapidado, cromado, bisotado. Como podemos perceber o vidro pode sofrer diversas alterações para se adequar com o máximo de eficiência a um projeto.
Soluções energéticas em vidros
Nos últimos anos houve uma crescente procura para fechamento de sacadas com vidro, tanto pela elegante estética como pela solução energética e controle solar.
Os vidros de controle solar e térmico tem como principal benefício o bloqueio de raios UV e bloqueio térmico, deixando o ambiente mais agradável e confortável. Com isso o consumo de ar refrigerado acaba diminuindo consequentemente.
O vidro de controle solar consegue cortar até 66% do calor comparado a outros vidros, por isso é o mais indicado para esses ambientes compartilhados. Os vidros refletivos são comumente utilizados em prédios corporativos, refletindo a luz do sol para fora evitando o desconforto térmico nos escritórios.
Trata-se de uma tecnologia que também é acessada pelo cidadão comum, pois podemos encontrar esses vidros, por exemplo, nas lentes de óculos que refletem os raios solares. Em uma construção os vidros costumam atingir o máximo de 30% do material destinado à esquadria em uma construção e com um preço vantajoso o que faz dele um produto de excelente custo benefício.
Normas regulamentadoras
A aplicação de vidros seja em construções ou reformas, residencial ou corporativo, devem atender às normas regulamentadoras a fim de garantir a qualidade do produto e serviço ao cliente e também garantir a segurança do profissional e do cliente. As normas são desenvolvidas e implementadas pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas e se encontram ao alcance público.
A norma que aponta as diretrizes para as aplicações desses vidros é a norma regulamentadora 7199, lá é possível encontrar todas as orientações desde os projetos, execução e aplicações dos vidros.
Contar com materiais e maquinário de qualidade contribuem para a execução de um bom serviço no mercado vidreiro, além de contribuir para uma boa performance e produtividade.
A Agmaq é uma das maiores empresas brasileiras fabricantes de maquinário para vidro, e diversas soluções para o mercado vidreiro. Clique aqui para acessar o catálogo!