AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro

Como são feitos os ensaios para a certificação do vidro?


Os vidros de segurança possuem extrema importância, tanto em projetos na construção civil como também na indústria moveleira e automobilística. Vidros como o laminado e o temperado evitam acidentes decorrentes de cortes ou quedas do material, além de oferecer mais resistência e durabilidade à instalação. 

Para garantir que esses produtos respeitem todos os requisitos de qualidade, existem os ensaios de classificação de segurança, que consistem em testes realizados por laboratórios que seguem as recomendações das normas técnicas do setor.

Se você trabalha no ramo, provavelmente já se perguntou quais são esses testes e como eles são realizados. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o post:

Tipos de ensaios 

Ensaio de defeitos visuais

Os testes para a comercialização dos vidros envolvem o ensaio de defeitos visuais, onde o técnico verifica se há a presença de imperfeições como bolhas e manchas a cerca de 2 metros de distância do vidro, em seguida, ainda checa manualmente se existe alguma irregularidade nas bordas do produto.

Teste de planicidade

Serve para verificar se existe empenamento do vidro, utiliza-se uma régua de metal e lâminas de folga, que são colocadas entre a régua e o vidro para indicar se o material está devidamente plano.

Ensaio de fragmentação

Um instrumento chamado punção é pressionado perto da borda do vidro, causando o seu estilhaçamento. Depois de 4 a 8 minutos da quebra, o técnico posiciona uma espécie de moldura em cima de uma parte do vidro, onde é feita a contagem dos número de fragmentos, que devem atender aos requisitos da NBR 14.698.

Choque mecânico

Uma bola de ferro de cerca de 1 kg é solta em uma altura que varia de acordo com a espessura do vidro temperado, ele não pode quebrar, se não estará reprovado.

Choque térmico

O vidro temperado é colocado em um forno de 250 ºC por 30 minutos, depois disso, o vidro é retirado e colocado debaixo de água corrente em temperatura ambiente durante 1 minuto e meio. Para ser aprovado, o vidro deve suportar esse período sem quebrar ou apresentar rachaduras e trincas.

Testes de impacto de segurança

Os vidros laminados e temperados são classificados em níveis de segurança que variam de 1 a 3, sendo que a classificação de nível 1 define o vidro mais resistente. 

Para determinar isso, são feitos testes de resistência ao impacto: em um deles, o vidro deve ser fixado em frente  a um pêndulo de 50 kg - este, por sua vez, é constituído por pneus e chumbo - que é utilizado para causar o impacto no vidro.

O pêndulo é lançado em três níveis de altura de cada vez: 200, 450 e 1.200 mm acima do centro do vidro. O vidro que se quebra utilizando uma altura menor do pêndulo tem o nível 3 de segurança, os que se quebram com 450mm têm o nível 2, e, por fim, os vidros que se quebram com o pêndulo à uma altura de 1.200 mm representam os mais resistentes, de nível 1 na classe de segurança.

Equipamentos para análise e teste dos vidros

A Agmaq disponibiliza equipamentos específicos para esse fim, confira:

Mesa de Fragmentação

 

Caixa de teste para ensaio de choque mecânico

 

Clique aqui para verificar os detalhes dos dois produtos. Acompanhe o blog para saber mais curiosidades sobre a indústria de vidros e seus equipamentos!

 


Newsletter

Cadastre-se e receba promoções no seu E-mail!