AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro

Como garantir a qualidade das suas máquinas de vidro?


Diversos fatores interferem no funcionamento e durabilidade de um equipamento. A forma de operar, a limpeza periódica, a troca e qualidade das peças, tudo isso vai determinar seu desempenho e vida útil. 

Como então garantir a qualidade das suas máquinas de vidro e preservar o investimento nesse maquinário? A seguir, listamos algumas dicas para otimizar seus equipamentos e intensificar sua operação.  

1- Limpeza periódica 

Os equipamentos precisam ser limpos minimamente uma vez por semana. Algumas máquinas de vidro necessitam de limpeza diária, como as lapidadoras, que acabam tendo pó como resíduo do lixamento e este poderá até danificar o equipamento. 

Os tanques de água também precisam ser limpos, já que estes resíduos se acumulam no fundo, e a água reposta. 

As escovas também precisam de limpeza diária, pois o acúmulo de resíduos pode prejudicar seu funcionamento. 

2- Operação correta

O operador da máquina deve seguir as recomendações do fabricante para que esta tenha um funcionamento adequado, utilizando todo seu desempenho, e para que seus sistema não sobrecarregue.

Alguns cuidados mencionados podem ser necessários durante todo o dia e operação da máquina, não somente ao final do dia.

O nível da água deve sempre ser verificado, pois é ela que vai resfriar o sistema. Pós e resíduos de uma lapidação anterior, por exemplo, se não forem eliminados imediatamente após seu uso, poderão riscar as próximas chapas de vidro. 

3- Lubrificação das peças

Pelo menos uma vez por semana algumas peças também precisam ser lubrificadas, como correntes, engrenagens, roldanas, eixos e rolamentos. Rebolos também precisam ser limpos e lubrificados, a cada 15 dias, mais ou menos. 

4- Manutenção adequada

As peças das máquinas de vidro devem ainda ser trocadas periodicamente antes de quebrarem. Prevenir é sempre melhor que remediar, pois até lá já terá tido prejuízos com falhas na produção e até danos no equipamento e outras peças.

A periodicidade vai depender da vida útil de cada tipo de peça e da intensidade com que é  utilizada a máquina. Quanto mais trabalharem, mais rápido irão desgastar. 

Compre sempre peças adequadas ao modelo do equipamento e de boa procedência. A economia neste caso pode trazer danos e custos posteriores. 

5- Produtos de qualidade

Escolha peças, insumos e equipamentos de empresas de confiança, pois produtos de má qualidade podem prejudicar o equipamento e a eficiência de sua produção. Um exemplo é o rebolo, que, como têm contato direto e intenso com as peças, pode danificá-las. 

O mesmo vale para a escolha da assistência técnica. Contrate profissionais qualificados e especialistas neste tipo de equipamento. 

 


Newsletter

Cadastre-se e receba promoções no seu E-mail!