AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro

Como fazer o armazenamento adequado de vidros e quais os principais equipamentos


A armazenagem do vidro é um importante processo, já que, se estocado de forma incorreta, podem ocorrer danos ao material. 

Além de riscos, trincas e até quebra, o vidro pode adquirir manchas por estar armazenado em um local úmido, por exemplo. 

 

Prevenção de danos a um material de alto investimento

O cuidado com as chapas enquanto aguardam uma entrega é fundamental, pois trata-se de um material sensível e de alto valor de investimento. Sendo assim, investir em sistemas de armazenagem seguros previne não só acidentes, mas também traz economia ao evitar desperdícios. 

Riscos obtidos durante a estocagem não percebidos antes da instalação causam ainda mais prejuízos, pois, além da insatisfação do cliente, o custo e transtorno por ter que refazer uma obra são grandes. 

Mesmo com todos esses processos, ainda assim é recomendada uma inspeção minuciosa para identificar possíveis falhas antes da instalação ser realizada ou antes de fazer a entrega de um pedido. 

Equipamentos para estocagem sem atrito entre as chapas de vidro 

Os vidros precisam ser armazenados sem contato direto e atrito entre uma chapa e outra. Quando se trata de poucos vidros podem ser utilizados cavaletes ou estaleiros para estocagem, já quando o assunto é uma quantidade maior, podemos utilizar classificadores de alta performance.

 

Cavaletes fixos e estaleiros

Feitos para uma armazenagem segura do vidro, os cavaletes fixos de estocagem interna são fabricados em um material de alta durabilidade e em uma angulação calculada para que as chapas não tenham contato entre si.

A Agmaq possui diversos modelos de cavaletes de estocagem, até para vidro jumbo, que são chapas gigantes, mais difíceis de serem manuseadas.

Possuem trava, regulagem e encostos emborrachados para amortecer, evitar impactos e garantir uma perfeita acomodação do vidro sem que ocorra atritos.  

Já o estaleiro é um equipamento robusto, composto por dois cavaletes individuais, que permite flexibilidade no comprimento dos caveletes para se adaptar a diversos tamanhos de chapas. 

Todas as partes que possuem contato com o vidro são emborrachadas. O estaleiro de estocagem da Agmaq trabalha estacionário e realiza o estoque de colares de vidros com ou sem caixa.

 

Classificadores para grandes estoques

Entretanto, quando o estoque é grande, envolvendo muitas chapas de vidros, que são estruturas grandes e pesadas, são indicados os classificadores, que chegam a suportar mais de 100 toneladas. 

Estrutura bastante robusta, feita em aço, o próprio classificador já pode pesar até cinco toneladas. Nele, as chapas ficam estocadas enfileiradas e divididas em blocos, com encostos emborrachados. 

Os classificadores também são indicados para organizar as chapas de vidro, facilitando a logística, especialmente em estoques com muitos vidros. 

O equipamento facilita a identificação dos produtos e agiliza sua manipulação. Por ficarem enfileiradas e organizadas, com uma movimentação automática, os classificadores também economizam espaço. 

 

Classificador de vidro com acionamento automático

Se o acionamento for automático, facilita ainda mais este processo de retirada das peças, como é o caso do classificador automático de acionamento individual da Agmaq, que possui sistema de liberação e recuo automático dos cavaletes. 

Feito com estrutura e tubos em aço carbono de alta resistência, pode ter de  três a trinta cavaletes unificados, com capacidade de seis toneladas e cerca de três colares de vidro por vão. 

Possui base e encosto do vidro revestido com borracha EVA e recuo de 500mm para movimentação dos cavaletes, é totalmente articulável e com acionamento hidráulico.


Newsletter

Cadastre-se e receba promoções no seu E-mail!