AGMAQ - Máquinas e Equipamentos para Vidro

Como é feito o vidro curvo?


O vidro curvo é uma ótima opção para a execução de projetos arquitetônicos diferenciados, modernos e elegantes. Esse tipo de vidro permite a composição de diferentes formas, seja para fins mais artísticos dentro da construção civil ou mesmo na fabricação de alguns utensílios domésticos que exigem essa qualidade, como tampas de lavadoras, secadoras, microondas e freezers.

Ao observar a beleza e complexidade deste material, é natural que haja uma grande curiosidade acerca de quais processos são necessários para se obter esse produto, por isso, a Agmaq preparou um conteúdo especial para sanar essa dúvida, confira a seguir:

 

Como funciona o processo de curvação do vidro?

Existem basicamente duas formas de produzir o vidro curvo: 

Procedimento a frio: É menos utilizado pois limita o material a curvaturas menores; neste caso, o vidro (que está em temperatura ambiente) é fixado em um caixilho que faz a "dobra" mecanicamente, motivo pelo qual é possível realizar apenas curvas com ângulos mais abertos.

Procedimento com aquecimento: Este procedimento é feito com o auxílio de fornos específicos para a função de curvar o vidro. Aqui o vidro é aquecido a temperaturas altas - cerca de 600 °C - que tornam o material maleável, ideal para realizar curvas no formato desejado através de matrizes (moldes) que têm o raio de curvatura solicitado pelo cliente de acordo com o projeto. 

 

Fornos de curvatura para vidros

A Agmaq disponibiliza o forno ideal para a função de produzir vidros curvos: fabricado com componentes e peças modernas, o forno possui um sistema inteligente e tecnológico projetado para oferecer a melhor experiência aos clientes.

O equipamento é 100% automático e possui indicador de consumo de energia, além de ter a capacidade de curvar vidros de 2 a 25 mm de espessura. Suas  características proporcionam alta produtividade e auxiliam na economia de custos gerais.

Constituído por peças e materiais de qualidade, o modelo oferece excelente desempenho, melhorando consideravelmente o resultado final dos produtos, além de possuir grande resistência e durabilidade.

Durante todo o processo de curvatura do vidro, é possível observar o que ocorre dentro do forno de curvatura através das janelas com que o forno é equipado, o que ajuda o profissional a verificar se a curvatura está saindo como o esperado ou se é necessário fazer alguma intervenção durante o procedimento.

O forno de curvatura mede 15000 mm de comprimento, 3000 mm de largura e é entregue em 4 ou mais caixas separadas.

 

A Agmaq é uma das empresas mais presentes na América Latina na fabricação de máquinas para vidros e soluções para o segmento vidreiro desde 1988. Consolidada no mercado pela excelência dos serviços e produtos oferecidos, a empresa tem como prioridade a  confiança e satisfação total de seus clientes. Confira os nossos produtos no site e clique aqui para ter acesso ao catálogo.


Acesse o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos relacionados à indústria!

 

*Foto de destaque: Casa Kwantes | MVRDV

 


Newsletter

Cadastre-se e receba promoções no seu E-mail!